• Você esta em:
  • Home
  • Exames
  • Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

O QUE É? 
O exame de RM se baseia em fenômenos físicos inofensivos para o corpo humano, principalmente o magnetismo, sendo esta uma grande vantagem sobre a maioria dos exames de diagnóstico por imagem, já que não utiliza radiações ionizantes. Utiliza-se um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação das imagens. É um exame de simples realização e indolor, e os novos aparelhos foram adaptados para as crianças, obesos e pacientes com alguma dificuldade física.
 
PREPARATIVOS PARA O EXAME 
Os pacientes devem fazer uma alimentação leve e não precisam interromper os medicamentos já usados. Em caso de exames da região abdominal ou pélvica, poderá ser necessário jejum de 4 horas antes. Devem-se usar roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper, porque objetos metálicos afetam a qualidade das imagens. Em alguns casos, você será orientado para trocar sua roupa por um avental. 
 
IMPORTÂNCIA DO QUESTIONÁRIO 
Embora o magneto não possa fazer mal diretamente para o paciente, pode movimentar dispositivos metálicos que estejam no corpo e alterar aparelhos que funcionem baseados em fenômenos elétricos. Caso você seja portador de marca-passo, prótese auditiva ou neuro-estimuladores, ou ainda tenha operado de aneurisma cerebral, avise-nos imediatamente, pois provavelmente você não poderá fazer o exame de RM. 
 
O QUE ACONTECE DURANTE O EXAME? 
Você ficará deitado numa cama que se movimenta sobre a plataforma do aparelho, e ouvir diferentes sons, que significa a aquisição das imagens. Durante todo o tempo, você será monitorado, podendo conversar e receber informações com a equipe médica responsável. É necessário o paciente permanecer imóvel para uma boa aquisição das imagens. Em alguns casos, a equipe médica avaliará a necessidade de administrar o contraste venoso, que dependerá do local a ser examinado e da indicação clínica do exame. Fique tranqüilo, e em caso de dúvida, a equipe médica estará a disposição para maiores informações. Os exames radiográficos anteriores da região que Será examinada são de extrema importância para o planejamento e interpretação da Ressonância Magnética. NÃO esqueça de trazê-los. 
 
TEMPO DE EXAME E RESULTADO 
O tempo médio do exame é de 20 a 40 minutos, porém é impossível determinar a duração exata, pela existência de múltiplos fatores variáveis, podendo o início de o exame sofrer atrasos. Caso isto aconteça, contamos com a compreensão de todos. O prazo para a entrega dos exames será informado pelas nossas secretárias na recepção. Pacientes internados e com história de trauma recente têm prioridade.